Capela de Nossa Senhora da Guia

Patrimônio Material - Cabo Frio

Construída em 1740 pela Câmara Municipal em homenagem à  Ordem Franciscana, a Capela é parte de um conjunto arquitetônico religioso de expressiva riqueza.

Foto: Cris Isidoro /Diadorim Idéias

Diz a lenda que, apesar de possuir um altar em um convento, a imagem de Nossa Senhora  da Guia aparecia de um dia para o outro no alto do morro da Guia. Depois de várias tentativas de mantê-la no Convento, de onde sempre teria escapado para o morro, os religiosos acabaram por fazer a "vontade" da santa e uma capela foi construída no alto da cidade para abrigar a imagem. A Capela foi tombada pelo IPHAN em 1957. Está localizada no Morro da Guia, que possui o maior mirante de Cabo Frio. Dele é possível se ver todo o centro, o Canal Itajurú e a Praia do Forte.

Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias

Endereço: Largo de Santo Antônio, Cabo Frio - Rio de Janeiro
Horário de Funcionamento:

A Igreja abre apenas em ocasiões festivas, mas o mirante do pátio está aberto 24 horas.