Capa Comics

Destaques - Duque de Caxias


 

Galeria de Fotos

< >

A Capa Comics é a primeira revista em quadrinhos ambientada na Baixada Fluminense. Foi lançada em 2013, e reúne um grupo de artistas locais determinados. "Nossa bandeira é espalhar a ideia de que é possível fazer um gibi regional, com personagens que dialogam com o nosso próprio cotidiano", explica João Carpalhau, idealizador e editor-chefe da revista. Carpalhau superou a dislexia na infância sendo alfabetizado com a ajuda dos quadrinhos pela mãe professora.

Capa Comics. Foto Isabela Kassow/Diadorim Ideias

Afinal, por que todo super-herói tem que nascer nos EUA? E por que todo super-vilão tem que destruir Nova Iorque? Na Capa Comics, Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé, São João de Meriti e Nova Iguaçu são cenários de toda a sorte de acontecimentos fantásticos. Em Polly Pumpkins, por exemplo, uma dupla sonha em despontar no cenário musical da Baixada. "A história se passa em Imbariê,  bairro de Caxias onde eu moro", conta o criador Alexandre Ludgério.

Já o personagem Detrito, saído da imaginação de Carpalhau, é um herói torto composto por fezes do rio Sarapuí. Outro destaque da revista é a seção Cópia Comics, de paródias de histórias internacionais famosas como Gastãozinho, o Fantasminha da Baixada, escrita por Sumpa para criticar os chamados funcionários fantasmas, nada camaradas.

O nome do coletivo de quadrinistas foi inspirado no lendário Tenório Cavalcanti, conhecido como "o homem da capa preta". Ele também é um dos personagens da revista, concebido pela arte de Antonio Wally. Apesar de possuir versão online, é com a publicação de papel, em formato A5, que os integrantes da Capa Comics se sentem realizados.

"Nossa formação em quadrinhos vem dos sebos. Eu chegava a esperar até seis meses para poder comprar uma revista nova", lembra Hamilton Kabuna, que adaptou os versos do poeta pernambucano Solano Trindade para a HQ. "Pode parecer contraditório para o século 21, mas queríamos fazer uma revista em papel para formar leitores de lugares da Baixada que não conseguem acessar a internet muito bem, como Xerém e Magé", ressalta Sumpa.


Serviço

Telefone: (21) 99407-0192 -João Carpalhau
Site: http://capacomics.com/ ; https://www.facebook.com/CapaComics

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações