Canoa Caiçara

Patrimônio Imaterial - Paraty


 

Galeria de Fotos

< >

Pode parecer estranho para os que vivem em centros urbanos, mas o uso da canoa como meio de transporte é algo que faz parte da rotina dos moradores da cidade de Paraty e seus arredores. "A canoa para os caiçaras é como o metrô para os trabalhadores dos grandes centros", compara Almir Tã, pescador e artista plástico, que destaca que a canoa caiçara é um bem cultural imaterial brasileiro. O Conselho Consultivo do Iphan considerou pertinente o requerimento de registro do bem e desenvolve um estudo para efetivar seu tombamento.

 

O termo caiçara, de origem tupi-guarani, era usado para denominar as estacas feitas de galhos de árvores que os índios fincavam na água para cercar os peixes. Com o tempo, a palavra passou a designar as comunidades do litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Apesar de sua grande extensão, há elementos culturais e sociais comuns em todo o território caiçara. A canoa, esculpida em troncos de madeira nativa, é um dos elementos fundamentais da identidade e do modo de vida caiçara.

 

"Além de ser essencial para o transporte, sobretudo para quem mora em uma ilha, ela é o elemento de conexão mais perfeito entre o pescador e a pesca", diz Almir. Mestre Vitor, de Trindade, é um dos que preservam esses saberes e fazeres em Trindade: "Tenho muito carinho pelas canoas. Os amigos brincam comigo dizendo que qualquer dia desses eu vou levar a canoa para dormir na cama e a mulher para dormir na praia", ri o pescador, que diz que aprendeu a fazer canoa sozinho.

 

A Campanha pela Canoa Caiçara como Patrimônio Imaterial do País pode ser acompanhada através do facebook e do site, onde é possível assinar a petição online em apoio ao tombamento desse bem nacional.


Serviço

Site: http://canoacaicarabrasil.blogspot.com.br/ https://www.facebook.com/canoacaicarabrasil?fref=ts

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações