Caninha Verde do Morro da Vaca

Patrimônio Imaterial - Vassouras


 

Galeria de Fotos

Caninha Verde do Morro da Vaca.  Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

A modalidade de dança de pares de origem portuguesa é preservada, em Vassouras, pelo Caninha Verde do Morro da Vaca. O grupo é comandado pelo cozinheiro aposentado Manoel João dos Santos, o Manoel de Ferreiras, que herdou a tradição da família. O apelido vem do fato de que Seu Manoel organizou, por 20 anos, uma cana verde em Ferreiros.

Aos 79 anos, ele e se apresenta acompanhado pelo sanfoneiro José Carlos Nascimento, o Manjica, e um grupo infantil de oito meninos e meninas, entre 12 e 13 anos, que orienta com a ajuda de José Luis Tavares. Ensinar às crianças é uma forma de matar as saudades. Os três, que frequentam bailes três vezes por semana para dançar e tocar, participavam de três grupos adultos de cana verde que havia em Vassouras.

Caninha Verde do Morro da Vaca. Foto: Isabela Kassow / Diadorim Ideias


"Os grupos tinham 12 duplas, mais o sanfoneiro, o percussionista e um surdo. Isso faz uns 15 anos. Achei uma tristeza ver isto desaparecer e, em 2010, decidi montar a Caninha Verde, só com crianças do bairro da Ponte Funda", conta Seu Manoel, que alimenta o projeto de formar um grupo de adultos mais uma vez. 

Em roda, com o sanfoneiro no meio comandando o canto do calango, os participantes - todos usando chapéu de palha - viram de um lado para outro, batendo pedaços de madeira de 1,4 metro que representam a cana-de-açúcar. As ripas são feitas de pau mulatinho, guatambu ou guarapa, tipos de madeira facilmente encontrados  na região. "A dança Cana Verde vem de Portugal, mas a cantoria do calango foi uma adaptação brasileira", conta Seu   Manoel. Os ensaios com as crianças para as apresentações em eventos são realizados uma vez por mês, no quintal dele, em troca de condução e lanche.


Serviço

Endereço: Rua do Bingue, 1321, Morro da Vaca
Telefone: (24) 2471 8731 e (24) 9261 7830 (Manoel João dos Santos) / (24) 2471 6458 (José Luis Tavares)

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações