Caíque Bon

Gente - Nova Friburgo


 

Galeria de Fotos

Caíque Bon aprendeu ofício com o sogro sapateiro. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Caíque Bon brinca que aprendeu a fazer sapatos para poder se casar. O sogro, seu Ademar, tinha uma loja de calçados sob  medida em Quintino, no Rio, onde Caíque ajudava nos moldes, trabalhava o couro, colava sola, lixava, montava e pespontava.

Carioca, mudou-se com a família para a bucólica São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, em 1982, onde montou a lojinha e ateliê DoCaíque com sapatos pra lá de arrojados. De sapateiro, virou empresário. No Rio, tem um estande na feira Babilônia Hype  e uma filial da marca em Ipanema.

A oficina de 140 metros quadrados tem uma equipe de cinco sapateiros na sobreloja e oferece aos turistas um "tour experiência". Em quatro horas, por R$ 80, o cliente vivencia a confecção do próprio calçado (o preço do sapato é à parte).  No ateliê com mesões, prensa formas seladoras, máquinas de costura, lixadeiras - e impregnado do cheiro peculiar da cola de sapateiro - são fabricados por mês 400 pares de sapatos, alpercatas, sandálias e botas em 45 modelos masculinos e femininos. Tudo em couro e artesanal, da produção das formas, corte, aviamentos à manufatura de palmilhas, solas, saltos e montagem. 

DoCaíque também tem uma linha ecológica, com solas feitas de câmera de pneu de avião. Os desenhos são criados pelas filhas do empresário, Nana e Mariana. Nas mãos do pai, o  calçado ganha sempre um toque descolado e combinações inusitadas de cores que fizeram fama.

 

 


Serviço

Endereço: Rua Rodrigues Alves, 509, Centro.
Telefone: (22) 2519-4274 / 9-9818-8782
Email: sandaliasdocaique@gmail.com
Site: https://www.facebook.com/docaique
Horário de Funcionamento:

Ateliê: Seg à sex, 8h às 17h.

Loja: sábado 9h às 14h.

 

 

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações