Borginhos

Gente - Teresópolis


 

Galeria de Fotos

Lenda do acordeon

Borginhos: "Música é única coisa que me distrai." Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

O pianista e acordeonista Waldecir Fernando Borges de Medeiros, o Borginhos, nascido em 1945, é  lendário em Teresópolis. Aos três anos, o pai lhe deu uma gaita e, mais tarde, o colocou para estudar acordeon, que Borginhos já tocava "de orelhada".

O instrumentista formou-se pelo Conservatório de Música de Bonsucesso e lecionou no Instituto Villa-Lobos, no Rio. Já se apresentou em shows na Tailândia e nos EUA, com o extinto grupo Bossa 4, que fundou e manteve por 20 anos.

Ele também gravou LPs e CDs como arranjador e acompanhador de inúmeros cantores, entre eles Baby Consuelo, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Tânia Alves, Nora Ney e Rosita Gonzales. Subiu ao palco com nomes consagrados, como Dominguinhos e Sivuca. 

No estúdio em sua casa, com vista para a favela do Rosa ao alto, Borginhos ensaia e grava com cantores da nova geração de Teresópolis. Entre violões, cavaquinho, teclado, violino, e aquele que é seu xodó, o acordeon italiano Scandalli, há também uma coleção de troféus de sinuca, seu hobby há 50 anos.

O músico se apresenta na cidade com o grupo Borginhos e Som do Nordeste e tem no mercado quatro CDs autorais. Também lançou um songbook com 81 de suas partituras. Para os admiradores, o livro é uma autêntica "borgiologia". 

Em 2012, o acordeonista foi acometido por uma bactéria que deixou suas pernas em carne viva. Passou um ano sem andar; submeteu-se a cirurgias e enxertos. Nesse intervalo, perdeu a esposa, Maria Helena, que conheceu em um parque de diversões e com quem foi casado por 49 anos. O músico lamenta não ter podido se despedir de Maria Helena, pois estava hospitalizado. E luta para se refazer do drama.

As pernas não estão curadas, mas já consegue andar de muletas. "A música hoje é a única coisa que me distrai", frisa. E faz ressonar o acordeon com os olhos fixos e sacudidelas nos ombros. Os dedos amaciam o teclado como se ele nunca tivesse deixado as mãos do mestre.

 


Serviço

Endereço: Rua Adelin Couto Arêas - São Pedro
Telefone: (21) 2643-0811/ 26429127
Email: borginac@hotmail.com

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações