Boi Pintadinho Suave Veneno

Patrimônio Imaterial - Macaé


 

Galeria de Fotos

Petterson Martins faz boizinhos de bambu. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

O Suave Veneno foi decacampeão do desfile de Bois Pintadinhos de Macaé no carnaval de 2013. Seus 70 integrantes são todos moradores da favela Nova Holanda; e a sede do bloco é o Bar do Preto, ou de Genil Ramos de Oliveira, seu presidente. O boteco exibe os troféus conquistados pelo Suave Veneno e miniaturas do boi feitas por crianças e jovens da comunidade.

Crianças fazem miniaturas do boi para competição. Foto: Tasso Marcelo/Diadorim Ideias

Preto realiza durante a folia uma competição que premia com medalhas e dinheiro os bonecos mais enfeitados. E as crianças desfilam com seus boizinhos pelo bairro, também vendidos como suvenir. Confeccionados em madeira ou bambu e decorados com retalhos de pano, purpurina, pedras e correntes, eles são a atração dos turistas que visitam a Nova Holanda. 

Com pelo menos cem anos de tradição em Macaé, os Bois Pintadinhos abrem o desfile de carnaval, na Avenida do Samba. Ao contrário das escolas de samba, nos cortejos do Boi o público das arquibancadas pode participar e a festa costuma arrastar milhares de foliões. Os grupos são avaliados nos quesitos bateria, animação, evolução e originalidade.  Preto, que estudou só até a quarta-série, conta que montou o Suave Veneno em 1989 para dar continuidade à herança do pai, Tinoco. Ele promovia o Boi Pintadinho na Nova Holanda com a ajuda dos 22 filhos.

O Suave Veneno sobrevive com a venda de abadás na comunidade. Os ensaios acontecem nas ruas, com samba - enredo para acompanhar e porta-bandeira para animar. A primeira parada tem que ser na casa de Maria Ribeiro, nascida em 1929, mãe de Preto. "Se não passar lá, a veia fica braba", diz. Os ensaios saem com um boi reserva, de madeira. O oficial - de alumínio, com três metros de altura e seis de comprimento - só deixa o barracão, coberto por um pano, para o desfile na avenida. A decoração é "segredo de Estado" e o charme do boi. 


Serviço

Endereço: Favela Nova Holanda, Macaé
Telefone: (22) 2791-9008
Email: fmc@macae.rj.gov.br
Site: http://boi-macae.blogspot.com.br/2011/05/suave-veneno.html

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações