Boi em Quadrinhos

Destaques - Miracema


 

O Boi Pintadinho, uma variante do Bumba Meu Boi nordestino, mantém-se há mais de um século como autêntica expressão da identidade cultural de Miracema. Além de tomar as ruas durante o carnaval, acompanhado de mulinhas, bonecas e seres como o Jaguará, "que tem corpo de homem e cara de animá", o bailado virou história em quadrinhos em Miracema. 

A primeira edição com cinco mil exemplares da Boi de Miracema, lançada em 2013, pode ser encontrada nas bibliotecas e no Centro Cultural do município. Também foi distribuída em escolas públicas e vem acompanhada de cd com canções típicas da festa. A revista conta a história que surgiu no campo, do boi que morre para o desejo de uma mulher saciar, e descreve seus personagens. De forma lúdica e interativa, traz as letras das músicas que animam o folguedo e jogos.

A iniciativa é do Grupo Sóciocultural Cara da Rua, dedicado ao registro, pesquisa e divulgação da cultura popular. O grupo pretende lançar outras duas edições, sobre o caxambu e a folia de reis na região.  

 


Serviço

Telefone: (22) 9-9915-9613/ 3852-7619 - Cara da Rua
Site: http://www.caradarua.org

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações