Biscoito das freiras

Outras Atrações - Petrópolis


 

Galeria de Fotos

Hóstia açucarada

Biscoitos suíços do século XVI. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

A comunidade de beneditinas que ocupa o Mosteiro da Virgem foi fundada em Roma, em 1925, pela Madre Francisca de Jesus, filha do Barão do Rio Negro, e chegou a Petrópolis em 1937.

Mosteiro da Virgem. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias.

As irmãs trouxeram da Europa a tradição da fabricação dos biscoitos briscelets, finíssimos e crocantes, também conhecidos como biscoitos das freiras.

Quem sempre punha a mão na massa era Natividade, a Irmã mais velha do mosteiro e que morreu em 2013, aos 92 anos. Ela repassava às novatas a tradicional receita dos biscoitos, cuja massa é feita de farinha de trigo, leite, açúcar, ovos, margarina e raspas de limão.

Na receita, farinha, ovos e raspas de limão. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias.

"O segredo está na máquina", revela a irmã Ana Maria, umas das quatro freiras que atualmente ajudam na confecção das guloseimas. A massa crua é colocada na famosa chapa de nome Briscelet, fabricada exclusivamente na Suíça ? país de origem dos biscoitos, no século XVI - e está pronta a receita.

"Além de vender, nós comemos o biscoito na hora do recreio. Não enjoamos nunca", acrescenta a irmã Ana Maria. A rotina no mosteiro começa às 5h15, com a vigília, e termina às 20h, quando todos as religiosas se recolhem. As freiras também fazem outras receitas de biscoito, como de ameixa, maisena e goiaba, além de chocolates, pães e velas litúrgicas.

No Mosteiro da Virgem, as irmãs vivem em clausura semiaberta, o que significa que elas podem sair para ir a médicos ou fazer compras, sempre com autorização prévia. São 20 monjas e duas postulantes, que, em seis anos de clausura, vão passar pelas etapas do postulantado, noviciado e trienal, até que se tornem monjas como as demais. Elas cumprem com os ofícios divinos ? os salmos cantados  e também os cantos gregorianos ? diariamente em missas abertas. O Mosteiro também recebe hóspedes para retiros espirituais e abriga até 60 pessoas.


Serviço

Quando:

Biscoitos vendidos diariamente na loja do convento. 


Endereço: Avenida Ipiranga, 555 - Centro
Telefone: (24) 2242-2286
Email: mv.petropolis@hotmail.com
Horário de Funcionamento:

Das 8h às 17h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações