Biblioteca Pública de Niterói

Espaços Culturais - Niterói


 

Galeria de Fotos

Biblioteca Pública de Niterói. Foto: Divulgação/Governo do Estado
< >

Navegue pelo Mapa

No coração da cidade, um prédio com inspiração neoclássica abriga a Biblioteca Pública de Niterói (BPN), espaço de estímulo ao conhecimento e à leitura. 

Biblioteca Pública de Niterói. Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias

A BPN compõe o conjunto das Bibliotecas Parque do estado, ao lado das unidades de Manguinhos e da Rocinha, no Rio de Janeiro, e da matriz da rede, a Biblioteca Parque Estadual, também na capital fluminense. Todas elas são vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura e tiveram como referência as bem-sucedidas experiências de Medellín e Bogotá, na Colômbia, cuja proposta é fazer da biblioteca não apenas um depósito de livros, mas também um espaço para encontros, cursos, exposições e pesquisa. 

Após dois anos de obras de restauração do prédio tombado na Praça da República, a Biblioteca Pública de Niterói foi reaberta em 2011, com a ideia de ampliar o acesso à informação, em sintonia com os novos tempos digitais. Passou a oferecer a experiência da leitura em diferentes suportes, abriu espaço para atividades culturais e ampliou o contato com o público. Hoje tem espaço infantil e salas para exposições, exibições de filmes, peças de teatro, apresentações musicais, saraus de poesia e leituras dramatizadas.

O acervo tem cerca de 60 mil itens, entre livros, jornais, revistas, mapas, enciclopédias, obras raras, DVDs e equipamentos em Braile. A biblioteca oferece ainda acesso gratuito à internet e um milhão de músicas digitalizadas. É também sede da Academia Fluminense de Letras.

O projeto de construção da Praça da República e de seus prédios foi idealizado em 1913, com o objetivo de ali se fazer o grande centro cívico de Niterói.  Já o prédio da biblioteca foi construído entre 1927 e 1935, em estilo eclético. O projeto é do arquiteto Pietro Campofiorito, italiano que veio ao Brasil estudar com Zeferino da Costa e estabeleceu-se em Niterói. 

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) na década de 1980, tem cerca de 1.500 metros quadrados.  O trabalho de restauro trouxe à luz detalhes arquitetônicos originais, que estavam ocultos, como o piso em ladrilho hidráulico, que havia sido substituído, em obras do passado, por marmorite.

 


Serviço

Endereço: Praça da República, s/n, Centro
Telefone: (21) 3601-2034/ 3601-1956
Email: faleconosco@bibliotecaniteroi.rj.gov.br
Site: https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-P%C3%BAblica-de-Niter%C3%B3i/356973654373610
Horário de Funcionamento:

De ter a sex, das 10h às 20h; sab e dom, das 10h às 19h

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações