Biblioteca Parque Estadual

Espaços Culturais - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

Localizada na Avenida Presidente Vargas, a Biblioteca Parque Estadual é a matriz da rede de Bibliotecas Parque do estado. Foto: Divulgação
< >

Navegue pelo Mapa

Localizada no coração da capital fluminense, ao lado da Estação Central e do Campo de Santana, na Avenida Presidente Vargas, a Biblioteca Parque Estadual é a matriz da rede de Bibliotecas Parque do estado, da qual fazem parte a Biblioteca Parque de Manguinhos, a Biblioteca Pública de Niterói e a Biblioteca Parque da Rocinha. Reinaugurada no dia 29 de março de 2014, após extenso trabalho de ampliação e modernização, a Biblioteca Parque Estadual (BPE) foi projetada para receber 5000 pessoas por dia. A reformulação da BPE não foi apenas arquitetônica, mas incluiu a modernização do acervo e a ampliação dos serviços.

Mais do que uma biblioteca, o espaço é um centro cultural e de lazer, com atividades voltadas para a música, vídeo, teatro e outras artes. Em seus 15 mil metros quadrados, a Biblioteca Parque Estadual oferece: um acervo literário com mais de 250 mil itens, livros de arte, quadrinhos, 20 mil filmes, três milhões de músicas digitalizadas, biblioteca infantil, teatro com 240 lugares, auditório com 90 lugares, estúdios de som e de vídeo, salas multiuso para laboratórios, um "lugar do ócio" com espreguiçadeiras, área de exposição, café literário com palco para shows e saraus, restaurante, pátio, bicicletário e jardim suspenso.

A moderna biblioteca tem, no entanto, uma longa história: fundada em 1873 por Dom Pedro II, a antiga Biblioteca do Rio de Janeiro passou por diversos endereços e mudou de nome várias vezes. Em 1943, ganhou o endereço atual: Avenida Presidente Vargas, número 1261. O prédio passou por um incêndio em 1984, que destruiu parte do edifício e de seu acervo, e a biblioteca reformada foi reaberta apenas em março de 1987, idealizada pelo então Secretário de Cultura Darcy Ribeiro.

Um grande patrimônio carioca ajuda a contar essa história: a Guanabarina, coleção de 30 mil livros sobre a história do Rio de Janeiro, tem lugar especial no acervo da Biblioteca Parque Estadual. Seus livros raros, que compõem a memória literária e histórica do estado, estão expostos em uma sala exclusiva. 

Acompanhe a programação da Biblioteca Parque Estadual, que inclui shows, peças, saraus, workshops e muito mais, pelo Facebook.


Serviço

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro.
Telefone: (21) 2332-8647/ 2332-7225
Email: faleconosco@bibliotecasparque.org.br
Site: http://www.bibliotecasparque.org.br/
Horário de Funcionamento:

Terça a domingo, de 10h às 20h. Entrada franca.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações