Biblioteca Nacional

Espaços Culturais - Rio de Janeiro


 

Galeria de Fotos

Salão de leitura da Divisão de Obras Raras. Foto: Divulgação/ Biblioteca Nacional
< >

Navegue pelo Mapa

A história da Biblioteca Nacional se iniciou com a vinda da família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, quando as tropas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal.

A família trouxe junto com as bagagens para a colônia um acervo de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, que foram guardadas inicialmente em uma sala do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, no centro. A Real Biblioteca foi aberta ao público em 1814. Ela é uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo listadas pela Unesco, e é tombada pelo Iphan e pelo Inepac. É considerada a maior da América Latina, com um acervo de cerca de nove milhões de itens.

O prédio atual, de estilo eclético, foi inaugurado em 1910 e guarda inúmeras raridades, algumas só exibidas em mostras especiais. A Bíblia de Mogúncia, de 1462, é o primeiro impresso que contém data, lugar de impressão e nome do impressor no colofão. A Grammatica da Língua Portuguesa, de 1539, é a cartilha que precede a Gramática de João de Barros. A primeira edição de 1572 do livro Os Lusíadas, de Luís de Camões, Lisboa, também está lá.

Há partituras originais das óperas de Carlos Gomes - O Guarani, Fosca, Maria Tudor e Salvador Rosa. Estão arquivados o conjunto de atos dos governadores e capitães-gerais e dos vice-reis, incluindo correspondência com a Corte, dos séculos XVII e XVIII; e uma coleção de 17 mil partituras e obras sobre música, dos séculos XVII e XVIII. Há ainda um evangeliário grego do século XI. Desde 2006, o acervo está digitalizado e o acesso a obras e serviços pode ser feito pelo site da Biblioteca.

Conheça o perfil da BN no facebook.

 


Serviço

Endereço: Av Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2220-9484/3095-3881
Email: visiguia@bn.br
Site: http://www.bnb.br/
Horário de Funcionamento:

Seg a sex, das 8h às 20h; sáb, das 9h às 17h; dom, das 12h às 17h As visitas guiadas duram 40 minutos, de seg a sex, às 11h e 15h. Visitas em grupos devem ser agendadas com antecedência.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações