Batalhas do Passinho

Destaques - Rio de Janeiro


 

Tudo começou em 2008, quando os jovens das favelas cariocas começaram a postar no site Youtube vídeos das coreografias que criavam nos bailes funks ou mesmo nas ruas. Originais e irreverentes, as performances dos meninos e meninas foram ganhando cada vez mais fãs que, através dos comentários nas redes sociais, elegiam a melhor coreografia, o melhor passinho.

Disputas mobilizam 16 favelas do Rio. Foto: Maria Buzanovsky

Não demorou muito para surgir a ideia de levar as disputas para fora da internet: o escritor Júlio Ludemir se juntou ao produtor musical Rafael Mike para criar as Batalhas do Passinho. Em sua segunda edição, em 2013, a Batalha mobilizou milhares de pessoas de 16 favelas da cidade, chegou aos noticiários internacionais e levou 48 mil pessoas ao Parque Madureira para a semifinal. A última etapa do concurso aconteceu em rede nacional e o vencedor conquistou, além de um prêmio em dinheiro, a participação em um musical. 

Além de ser levado aos palcos  teatrais, o passinho também já chegou aos cinemas, com o documentário Batalha do Passinho ? Os Muleque são Sinistro, de Emílio Domingos. Um dos grupos que mostra o funk do passinho para todo o país é o Dream Team do Passinho. Ele reúne Lellezinha, Hiltinho Fantástico, Diogo Breguete, Bolinho Fantástico, Pablinho Fantástico, Rene Fantástico e Rafael Mike. 


Serviço

Endereço: Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 97995-2600 - Fernando, produção
Site: https://www.facebook.com/BailedoPassinho

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações