Banda União dos Operários

Destaques - São João da Barra


 

Galeria de Fotos

Patrimônio Cultural

Fazem parte do grupo 46 instrumentistas. Foto: Marcelo Tabach/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

A banda União dos Operários, uma das instituições mais antigas de São João da Barra, foi fundada em 9 de outubro de 1892. Na época, os funcionários da Estação Ferroviária queriam fazer frente à Lira de Ouro, considerada a banda musical da elite. Atualmente, o grupo, que ao longo destes mais de cem anos nunca teve suas atividades interrompidas, é formado por 46 instrumentistas e um coral, reunindo cerca de 130 componentes. 

No edifício que abriga a banda funciona também uma escola de música com sete professores, três funcionários e mais de 200 alunos. É dessas aulas de música, gratuitas e abertas à comunidade, que a banda seleciona seus novos integrantes. "Quando os alunos estão em condições de tocar na banda, eles fazem um estágio de seis meses e depois se tornam sócios do grupo", explica o maestro Joel de Sá Rosa. 

Em abril de 2008, a União dos Operários ganhou o título de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro e, desde 2010, é Ponto de Cultura. O maestro Rosa está também à frente do projeto de resgate da memória musical da cidade, trabalhando com 40 músicas de compositores nascidos em São João da Barra ou que tenham relação com o município. No projeto foram recuperadas e digitalizadas as partituras originais do dobrado centenário "Lira de Ouro", do maestro sanjoanense Engênio Bath. Além da restauração do material e da compilação de dados históricos sobre as composições e os autores, o projeto envolve ainda a gravação de um cd. 


Serviço

Endereço: Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, 170, Centro
Telefone: (22) 99955-5477
Site: https://www.facebook.com/CMCUO/ http://cmcuo.com.br/

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações