Banda de Música Santa Cecília Arrozalense

Patrimônio Imaterial - Piraí


 

Galeria de Fotos

Associação Recreativa Santa Cecília: criada oficialmente no pós-guerra.Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Oficialmente, a banda foi fundada em 1944. Mas a história é mais antiga, garante o professor de música Aluir Teixeira, que cresceu em Arrozal e está no grupo desde 1969. A Santa Cecília Arrozalense teria nascido da união entre duas bandas que antes só brigavam. Antes da abolição da escravatura.

Partitura da banda de música: origem nos tempos do Império. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
Escravo não podia entrar em igreja de branco, mas tocava para os senhores saudosos das valsas e dobrados europeus. "Os negros tocavam instrumentos que nem se conhece", diz Aluir. "Os brancos também", retruca Seu Jacy Pereira Guimarães, clarinetista, filho de flautista e bisneto de trombonista. Aos 87 anos, branco e de olhos azuis, viu tudo antes de Aluir nascer.
Seu Jacy é o mestre da banda desde 1942 e conta que, com o fim da escravidão, nem todo mundo ficou amigo, mas a música venceu a guerra. O Aluir, que acompanha Seu Jacy desde menino, e aprendeu com ele o valor que cada nota tem, não discute. Como bom trompetista que é, toca.

A Banda e Associação Recreativa Santa Cecília Arrozalense é também um ponto de cultura e oferece oficinas de formação musical.


Serviço

Quando:

Ensaios abertos aos sábados, às 19h.


Endereço: Rua Professora Amália Pereira Guimarães, 111, Arrozal - Piraí
Telefone: (24) 3333-1959

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações