Associação de Folia de Reis de Rio das Flores

Patrimônio Imaterial - Rio das Flores

Uma das maiores expressões da cultura católica, os reisados contam, em Rio das Flores, com  uma associação que cuida de manter viva sua tradição. Fundada em 2001 por Nélio Ricardo, a Associação de Folia de Reis de Rio das Flores é presidida por Terezinha Lasnor e João Inácio Alves, o Mestre Joãozinho, que comanda ao grupo Estrela do Oriente, atuante na cidade há mais de 20 anos. Quando foi criada, a associação era composta pela agremiação de Mestre Joãozinho e pela cinquentenária Folia de Reis Estrela Guia, de Ivanir Victorino, o Mestre Vani. A atuação do associados foi tão eficaz que, em pouco tempo, fomentou a criação de outros dois novos grupos de folias. Agora, o objetivo da instituição é ajudar outros quatro reisados rioflorenses desativados por falta de recursos. Tradicionalmente, a jornada dos grupos começa na noite de 24 de dezembro e se estende até o Dia de Reis, em 6 de janeiro. Neste período, os moradores montam presépios domésticos que são visitados pelos reisados e a associação organiza encontros entre as agremiações de Rio das Flores e de cidades próximas, como Levy Gasparian e Paraibuna. A simbologia sobre o nascimento do Menino Jesus envolve representações que vão desde o anúncio da imaculada concepção de Maria, pelo anjo Gabriel, até a visita dos Três Reis Magos à manjedoura do recém-nascido, que foi presenteado por eles com ouro, incenso e mirra. As principais encenações de fé dos grupos ocorrem no presépio montado na praça da Igreja de São José, no distrito de Taboas; na Praça Coronel Sucena, no Centro de Rio das Flores; e no espaço multiuso em louvor os Santos Reis, no distrito de Manoel Duarte, que conta com um anfiteatro e uma gruta, inspirada no espaço dedicado ao relicário dos Três Reis Magos da Catedral de Santos Reis, em Cologna, na Alemanha.

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 182, Rio das Flores - RJ
Telefone: (24) 2458 1041 (Nélio Ricardo) / (24) 2458 0594 e (24) 2458 0574 (Mestre Joãozinho) / (24) 9972 3848 (Mestre Vani)