Associação de Compositores da Baixada Fluminense

Destaques - São João de Meriti


 

Galeria de Fotos

Escola de música da  Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
< >

Navegue pelo Mapa

Em um espaço  aconchegante na cidade, crianças e jovens entre nove e 17 anos aprendem música com a obra de mestres como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Cartola, Nelson Cavaquinho e Ataulfo Alves. A Associação de Compositores  originou-se de um trabalho realizado na década de 70 pelo estudioso Bernard von der Weid, que percorreu a Baixada Fluminense à procura dos 'Pixinguinhas' de nossa época.

  Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
A pesquisa levou à formação da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense (AMC), formalizada em 1991. A escola, dirigida por Lena de Souza, ficou pronta em 1996. "Fizemos no peito e na raça. Tínhamos quatro violões, quatro cavaquinhos e quatro pandeiros. Fiz uma vaquinha com os amigos", lembra Lena. Hoje  a Associação conta com patrocínio da Petrobras para a continuidade do projeto.

No começo, os alunos só se interessavam por pagode. Aos poucos, o contato com partituras mais sofisticadas fez despertar o interesse por Jacob do Bandolim ou Ismael Silva. Hoje, 190 crianças têm aulas no espaço e a chance de se tornarem monitores e professores ao final do curso.

As rodas de samba organizadas pela AMC também servem de vitrine para que os músicos sejam conhecidos pelos bambas. Foi o que aconteceu com a professora de violão Samara Líbano, 23 anos, que iniciou os estudos aos 11 anos e, depois de uma roda de samba, foi convidada para tocar com Nei Lopes. "Entrei na escola de música porque a minha mãe ficava preocupada com o meu tempo ocioso. Acabei encontrando uma profissão", declara.

Já Renan Atay, de 12 anos, ingressou na Associação em 2011 com um sonho: "Quero tocar na Banda da Marinha", diz, orgulhoso. As crianças da AMC sentem o friozinho na barriga das apresentações desde cedo: o grupo tem uma série de shows agendados durante todo o ano.


Serviço

Endereço: R. Duque de Caxias, 536, Vilar dos Teles
Telefone: (021) 2752-8876
Email: amcbf@terra.com.br
Site: http://www.escolamc.com.br

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações