Associação Cultural Teatral Nós na Rua

Destaques - São João da Barra


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

O grupo surgiu em 2003 como um movimento político-cultural para lutar pela reforma do Cine Teatro São João, que esteve fechado durante 20 anos. O espaço seria vendido para ser transformado em um mercado, mas o grupo se mobilizou para impedir a perda do patrimônio cultural e histórico. Naquele ano, a encenação, na rua, da peça Maroquinhas Fru-Fru, de Maria Clara Machado, tinha como cenário  fachada de duas casas. As apresentações eram programadas sempre no fim da primeira missa de domingo, para garantir público. Deu certo: com seguidas apresentações, grupo foi ganhando força.

Hoje, nove anos depois de sua fundação, o grupo teatral continua com atividades ininterruptas no município e em cidades da região, além de ser reconhecido e prestigiado por pela classe artística e pelo público em geral. Para comemorar a restauração do prédio, que durou apenas 45 dias, o grupo teatral apresentou a peça infantil Maria Minhoca, também de Maria Clara Machado, que trata de questões sobre a estrutura familiar. Além de textos tradicionais, o Nós na Rua também investe em musicais, operetas populares, comédias da arte e humor negro.

"O teatro de rua é a mais completa escola da arte cênica. Tudo acontece mais ao vivo que no teatro fechado, pois temos que contar com o imponderável. O ator, a todo instante, tem que estar preparado para o improviso e se adaptar ao imprevisto, como alguém bêbado ou um cachorro", explica Silvano Motta, membro do grupo. Tanta inovação e tantas histórias fizeram com que a Associação Cultural Teatral Nós na Rua se tornasse Ponto de Cultura. Além do projeto Sorriso de Criança, que consiste em oficinas de teatro para crianças, ministradas na sede do grupo e no Palácio Cultural Carlos Martins, a associação também trabalha com o projeto Cultura Sobre Rodas, que usa um caminhão para levar as artes cênicas aos distritos distantes do centro. São duas apresentações por mês em comunidades diferentes.


Serviço

Endereço: Rua Coronel Teixeira, 315, Centro
Telefone: (22) 2741-1615
Email: nosnaruasjb@gmail.com
Site: https://nosnarua.blogspot.com/ e https://www.facebook.com/grupoteatralnosnarua?fref=ts

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações