As rezadeiras de Trajano

Gente - Trajano de Moraes


 

Galeria de Fotos

Casa da rezadeira Aurélia. Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias
< >

As rezadeiras são presença marcante em Trajano de Moraes. Elas fazem rezas simples - no fundo de quintal de suas casas -, que para muitos trajanenses são os caminhos da cura. Nascida em 1946, Ioleda, conhecida na cidade como dona Dota, é mãe de 14 filhos e uma das rezadeiras mais antigas do município.  "Curo desde os 18 anos de idade. Um dom recebido de Deus e repassado por meu pai, também rezador. Só que ele recebia espíritos pra rezar, eu não tenho espírito não", explica Dona Dota.  A rezadeira pede aos santos para afastar de tudo um pouco: quebranto, perna inchada, mal olhado.

Dona Dota revela ter tido uma experiência mística em que Jesus Cristo teria rezado por ela. "Eu tinha um ovo na barriga que chamam de hérnia, né? Um dia parei no hospital. Na primeira noite da internação, com a cirurgia marcada, escutei alguém dizendo que ia me curar em 14 minutos numa operação espiritual. Perguntei de quem era aquela voz e ela me respondeu que eu saberia quando acordasse. Dormi e vi Jesus Cristo numa pedra reluzindo... No dia seguinte, quando acordei não tinha mais ovo na barriga. Não precisei mais ser operada", descreve. A rezadeira conta que para tudo que está fazendo quando aparece alguém em sua casa pedindo uma reza forte. Também faz orações diárias "pelos doentes em hospitais e pelas crianças nas escolas".

Outra rezadeira conhecida na região é dona Aurélia. A mãe de santo e benzedeira pratica o ofício desde os 16 anos. "Quando eu era criança, ouvia muitas vozes e conversava com elas. Certa vez rezei para uma criança que estava com quebranto e descobri que tinha o dom".  Dona Aurélia diz incorporar a entidade "Caboclo 7 Flechas"  em um terreiro construído ao lado de sua casa. É ali que ela reza, com a benção de guias e santos dispostos em um grande altar.


Serviço

Endereço: Trajano de Moraes - RJ
Telefone: Dona Dota: (22) 99262-2306 / Dona Aurélia: (22) 99235-8720

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações