As Bastianas

Destaques - Volta Redonda


 

Galeria de Fotos

'O nariz muda tudo'

< >

Aparentemente elas são mulheres comuns, casadas e com filhos. Podem ser vistas em Volta Redonda no supermercado ou no banco. O que ninguém imagina é que Maristela Araújo, Márcia Vhenina e Marlei Braga são palhaças que não abrem mão do tradicional narigão vermelho para alegrar o respeitável público. "O nariz muda tudo", diz Márcia, da trupe As Bastianas. São elas: Sebastiana, Bastiana e Ana, porque a Tiana, interpretada por Giane Carvalho na formação original da trupe, saiu do grupo.

As três atrizes se conheceram estudando. "Eu e Marlei fazíamos uma oficina de teatro. E a Giane estudava com a Marlei no curso de Artes Visuais", lembra Márcia. Elas queriam montar um grupo com foco na cultura popular brasileira. "Pretendíamos fazer contação de histórias. Então fizemos uma oficina com as Marias da Graça, no Rio de Janeiro, o primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil, que tem um trabalho semelhante ao que queríamos apresentar', explica a atriz.

Isso foi em 2007. Logo montaram o espetáculo adulto Mulher na TPM até Diabo Treme, cheio de músicas brega. Depois, criaram o projeto Bate Matraca, com histórias para crianças. De lá para cá, levaram a arte da palhaçaria a diversas cidades e participaram de festivais de teatro, como Esse Monte de Mulher Palhaça e o Festival Internacional da Comicidade Feminina.


Serviço

Endereço: Av. Beira Rio, 2.378, Retiro, Volta Redonda - RJ
Telefone: (24) 3349-7276 / 99951-3421 Marlei
Email: marlei.braga@uol.com.br

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações