Artesanato de cavala

Outras Atrações - Angra dos Reis


 

Delza faz suvenir com espinha de peixe. Foto: Isabela Kassowr/Diadorim Ideias.

Delza Ferreira usa espinha de cavala para criar, com esmalte, tinta e cola, imagens de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Angra dos Reis. Como ela, outras artesãs fazem trabalhos com a espinha do peixe que são apreciados como suvenir na região.

A cavala do mar de Angra dos Reis tem na cabeça um osso que, segundo os moradores, lembra a imagem de Nossa Senhora da Conceição. "É só aqui mesmo. Na cavala de Santa Catarina, por exemplo, não acontece esse fenômeno", garante Delza.

Há muitos anos, reza a lenda, uma embarcação que conduzia a imagem da santa à Capitania de Itanhaém, em São Paulo, procurou abrigo na Baía de Ilha Grande para se proteger de uma forte tempestade. Os moradores, ao tomarem conhecimento que o barco transportava a figura da santa, pediram que ela fosse deixada por lá. Não foram atendidos.

Ao tentar seguir viagem, a embarcação passou por uma tormenta ainda mais intensa e foi obrigada a retornar à Angra dos Reis. Desesperado, seu capitão teria prometido deixar Nossa Senhora na cidade, caso os tripulantes se salvassem.

Não só a nau prosseguiu viagem sã e salva como, de acordo com a lenda, foi acompanhada pelos dois lados por um cardume de cavalas, peixe abundante em Angra dos Reis. 


Serviço

Endereço: Rua Délio Gomes Ferreira, nº 50 C, Parque das Palmeiras.
Telefone: (24) 3377-2671/ 99811-8388
Email: shibiola@gmail.com

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações