Amigos da Dança Folclórica de Penedo

Agenda Fixa - Itatiaia

Dançam quadrilha como se dança na Finlândia e já fazem até intercâmbio com outros países, como a Argentina.  Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

Embora tenha sido oficializado apenas em 2003, o grupo Penedon Kansantanssin Ystävät (Amigos da Dança Folclórica de Penedo) tem origens bem mais antigas.

Casal ensaia dança finlandesa em Penedo, Itatiaia. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
Surgiu com os primeiros finlandeses que chegaram à região, passou por muitas modificações ao longo das décadas, e foi ficando restrito a poucas apresentações. Mas, às vésperas dos 80 anos da instalação da colônia finlandesa, porém, um grupo liderado Inga Amita Hohenthal Costa, 50 anos, filha de um casal de finlandeses, resolveu começar a treinar para uma apresentação.  O ano era 2003 e a apresentação seria em 2004.  "Foi um sucesso", ela lembra.

E, desde então, eles não pararam mais de dançar quadrilha como se dança na Finlândia e já fazem até intercâmbio com outros países, como a Argentina.  Nas apresentações, uma vez por mês, quatro casais - que às vezes chegam a oito - abrem a roda para uma sequência de seis danças. A sétima é um convite ao público para que todos dancem juntos. Quem erra o passo, é só voltar no mês seguinte. "Não é difícil", diz Inga, que dança desde criança e, como fala a língua dos pais e tem amigos na Finlândia, recebe os DVDs que são usados para os ensaios. "Fica tudo igual", assegura.

No primeiro sábado do mês, nos feriados e datas festivas

Endereço: Av. das Mangueiras, 2601, Penedo, Itatiaia - RJ
Email: clubefinblog@gmail.com