Almir Tã

Gente - Paraty


 

Galeria de Fotos

Sábio pescador

"A canoa é o elemento de conexão entre o pescador e o peixe". Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias.
< >

Almir Tã é pescador, artista plástico, líder comunitário e escritor paratiense, nascido e criado na Ilha do Araújo. O caiçara criou a biblioteca pública Ler é Arte, transformada em Ponto de Leitura pelo Ministério da Cultura e que conta com um acervo de mais de três mil volumes.

Tã e a bilblioteca que criou em Paraty. Foto: Isabela Kassowr/Diadorim Ideias.

"Tudo começou quando encontrei uma caixa com 15 livros no lixo e resolvi organizar uma biblioteca na minha casa, aberta aos moradores", explica o descendente dos índios Guayanãs.

Tã é também autor do livro Cultura Caiçara, lançado na Festa Literária de Paraty (Flip) de 2012. A obra, escrita e ilustrada por ele, discorre sobre os elementos das comunidades que vivem da pesca, como a canoa, o puçá e o remo, além de apresentar lendas típicas e receitas da culinária que vem do mar. "Na minha mesa, não pode faltar pastel de siri nem peixe assado", destaca Tã, cozinheiro de mão cheia.

Segundo o caiçara, a canoa é o símbolo máximo da sua cultura. "Além de ser essencial para o transporte, sobretudo para quem mora em uma ilha, a canoa é o elemento de conexão mais perfeito entre o pescador e a pesca", diz Almir. Ele confecciona miniaturas de canoa em madeira para as crianças da Ilha do Araújo se familiarizarem desde cedo com a embarcação.


Serviço

Endereço: Ilha do Araújo, casa em frente ao Pier - Rodovia Rio-Santos sentido SP (10 km antes de chegar em Paray)
Telefone: (24) 99841-8752

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações