Agência PapaGoiaba

Destaques - São Gonçalo


 

Navegue pelo Mapa

A Agência PapaGoiaba é um projeto de comunicação que busca dar visibilidade às "potências socioculturais do Leste Fluminense". Ela é uma iniciativa de um grupo de jovens de São Gonçalo que decidiu inverter o sentido pejorativo de "papagoiaba", apelido dos fluminenses que não nascem na capital, e chamar atenção para o que é feito de legal e criativo em São Gonçalo, Rio Bonito, Itaboraí, Tanguá e Niterói.

 

"A PapaGoiaba surgiu porque percebemos que, historicamente, a mídia local não trabalhava as potencialidades da cidade e que a expressão "comunicação comunitária" ainda é tida por alguns como algo completamente pejorativo ou menor no campo social do território", conta Romario Regis, 24 anos, coordenador da agência e gestor de mídias sociais.

 

Os jovens articulados na iniciativa entrevistam moradores (em programas como o Talk Show PapaGoiaba e o Debate na Laje),  promovem debates e produzem vídeos sobre expressões culturais marcantes da região, como a Batalha dos Barbeiros, o Encontro de Skate e a tradição dos tapetes de sal de Corpus Christi.


O projeto inclui também oficinas de fotografia, filmagem, crowdsourcing e cultura digital, intervenções poéticas em praças, passeios fotográficos pela região e diversos eventos, sempre buscando integrar os agentes culturais e investir na formação da comunidade. "A PapaGoiaba usa a comunicação como uma maneira de mobilizar e dar suporte para outros grupos. O ser humano se estrutura em redes sociais, seja em plataformas como Facebook, Twitter, Youtube, ou pessoalmente. Nossa demanda é a de fortalecer as relações entre os projetos, grupos, pessoas e tudo aquilo que se conecta na cidade".


Serviço

Endereço: Rua Gonçalo Gouveia, Camarão - São Gonçalo
Telefone: (21) 99967-5557
Email: agenciapapagoiaba@gmail.com
Site: http://agenciapapagoiaba.com/; https://www.facebook.com/agenciapapagoiaba

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações