Academia de Letras de Vassouras

Espaços Culturais - Vassouras

A Academia de Letras de Vassouras (ALV) foi fundada em 1999 por um grupo de 30 intelectuais, amantes da literatura universal. Reunindo os principais nomes da cultura vassourense, a ALV está instalada no hotel Mara Palace, espaço cedido por seu falecido proprietário, o empresário Gerson Ribas Tambasco.

A ALV é presidida pela escritora Lielza Lemos Machado, que coleciona o título de Cidadã Vassourense, a Medalha de Mérito Municipal e a Comenda Severino Sombra, concedidos pela Câmara Municipal de Vassouras. Entre suas principais publicações, estão os livros Imagens de Vassouras (1991), A mansão do repatriado, (1995), Apenas um olhar, (2001) e Vassouras, recanto histórico do Brasil (2003).

Ao longo de sua existência, a entidade se consolidou como um marco da atividade artística local, promovendo eventos literários, como o Concurso de Crônicas  Jorge Pinto e o Concurso de Poesias Casimiro Cunha, que em 2005 tornou-se um evento nacional.

Assembleias abertas ao público todo dia 5 do mês.

Endereço: Rua Chanceler Raul Fernandes, 121- Centro
Email: lielzalm@uol.com.br