Academia Brasileira de Letras

Espaços Culturais - Rio de Janeiro


 

Navegue pelo Mapa

Fundada em 1897, a ABL possui duas bibliotecas. A Acadêmico Lucio de Mendonça disponibiliza vinte mil volumes, entre obras raras dos séculos XVI e XVIII, além de coleções particulares de Machado de Assis, Manuel Bandeira e Olavo Bilac. A Biblioteca Rodolfo Garcia tem cerca de 70 mil volumes, com destaque para a primeira edição de Os Lusíadas, de 1572, e o exemplar das Rhythmas, impresso em Lisboa, no ano de 1595, de Luís de Camões.

Foto: Divulgação/ Site da ABL
O prédio da Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma réplica do Petit Trianon de Versailles. Foi construído em 1922 para ser o pavilhão da França na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil. No ano seguinte, foi doado pelo governo francês à Academia.

No prédio anexo, no palácio Austregésilo de Athayde, uma das atrações é o Espaço Machado de Assis, que expõe móveis e objetos do escritor. Na visita monitorada, pode-se conhecer o salão nobre onde os acadêmicos se reúnem para o tradicional chá das quintas-feiras e apreciar os cômodos decorados com pinturas e esculturas de artistas como Candido Portinari e Bruno Giorgi .

Serviço

Endereço: Av Presidente Wilson, 203, Centro
Telefone: (21) 3265-7100
Site: http://www.academia.org.br/
Horário de Funcionamento: De seg a sex, de 9h às 18h. Visitas guiadas sob agendamento.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações