Galeria A Gentil Carioca

Espaços Culturais - Rio de Janeiro


 

Em meio ao corre-corre das estreitas ruas da Saara, no Centro, o antigo sobrado de um casario histórico se destaca por abrigar um dos pontos de efervescência, de experimentação e de debate das artes plásticas no Rio. E, por que não, do Brasil também.

Efervescência cultural na Saara. Foto: Divulgação

A galeria A Gentil Carioca foi criada em 2003 pelos artistas Márcio Botner, Ernesto Neto e Laura Lima. Desde então, difunde por meio de exposições e eventos a diversidade das criações de artistas jovens e veteranos. A galeria possui três salas - uma delas chama-se sala piscina.

A potência cultural e os projetos da Gentil colaboram para a afirmação da identidade da cidade e do estado do Rio como polos de criação e de força criativas. Essa energia, hoje, se expande pelas feiras de arte mais importantes do país e do mundo como a Art Rio e a SP Arte; a Arte BA, em Buenos Aires (Argentina); a Frieze de Nova Iorque e a Art Basel, em Miami (EUA) e na Basileia (Suiça). Além do reconhecimento internacional, por aqui a movimentação segue pulsante em projetos como o Parede Gentil.

A iniciativa é simples, porém estimula a reflexão e o envolvimento entre quem produz a arte o público. No Parede Gentil, um artista é convidado para criar uma intervenção temporária na parede externa do sobrado. O projeto é sempre patrocinado por um colecionador, o que valoriza o trabalho do artista, estimula o mercado e o papel de seus financiadores.


Serviço

Endereço: Rua Gonçalves Lêdo, 17, Centro
Telefone: (21) 2222-1651
Site: www.agentilcarioca.com.br/
Horário de Funcionamento:

Ter à sex, de 12h às 19h; sáb, de 12h às 17h.

Navegue pelo Mapa

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações